News News

Back

Laboratório de Antropologia Visual da UFPE promove debate amanhã (18) no âmbito da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Evento ocorre das 15h às 17h, no LAV, localizado no Niate CFCH/CCSA, sala 103, no Campus Recife

O Laboratório de Antropologia Visual (LAV), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, integra a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco com a mesa “Museu Suape: Acervo, Imagem e Memória”, que propõe debater, a partir da experiência das ações do Museu Suape, a relação entre a produção audiovisual (sua guarda e difusão) e a produção de narrativas imagéticas e memória. O evento ocorre amanhã (18), das 15h às 17h, no LAV, localizado no Niate CFCH/CCSA, sala 103, no Campus Recife.

Na atividade, com mediação de Júlia Morim e Walter Andrade, o professor Alex Vailati abordará o Museu Suape; e as doutorandas em Antropologia Polly Cavalcanti e Maíra Acioli compartilharão informações sobre o processo de catalogação na pesquisa e da Suape pré-portuária.

Promovida desde 2008 pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, a 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco tem como tema Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas, e pretende abrir um amplo diálogo sobre as políticas públicas para o patrimônio cultural, que contemplem a diversidade, as resistências históricas e as novas formas de existência inseridas neste complexo contexto pandêmico e pós-pandêmico.

O Museu Suape configura-se como um conjunto de ações realizadas pelo Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE no território de Suape. Iniciado com o projeto “Tenda Itinerante”, desenvolvido devido ao vazamento de óleo no litoral nordestino e com o “Projeto Suape: outras narrativas e memórias”, voltado para salvaguarda e memória das imagens sobre o lugar, o Museu vem desdobrando-se em diversas ações. 

Uma delas, o projeto “Crônicas de uma transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto do Suape”, uma ação de salvaguarda do patrimônio audiovisual pernambucano, por meio da digitalização, publicação, divulgação e difusão do acervo de filmes sobre a construção do Porto do Suape, sob guarda do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE) desde a década de 1990, recebeu o 7º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, na categoria Acervos Documentais e Memória Cultural.

A continuação das atividades se darão por meio do projeto guarda-chuva “Descolonizando Infraestruturas: Uma etnografia imagética do Porto de Suape”, financiado pelo CNPq (Edital Universal 2021), que visa propor uma análise das transformações infraestruturais, a partir dos inúmeros artefatos imagéticos e sonoros que foram produzidas ao longo dos últimos 50 anos para e em consequência da construção do porto, explorando em paralelo como a infraestrutura portuária transformou o imaginário das comunidades envolvidas, suas percepções do futuro e suas temporalidades.

Confira a programação

18/08
15h às 17h - Debate - Museu Suape: Acervo, Imagem e Memória
Mediação: Júlia Morim (PPGA/UFPE) e Walter Andrade (PPGA/UFPE)

- O Museu Suape - Alex Vailati (DAM/PPGA/UFPE)

- O processo de catalogação no projeto “Crônicas de uma transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto do Suape” - Polly Cavalcanti (PPGA/UFPE)

- Suape antes do Porto - acervo, memória e história - Maíra Acioli (PPGA/UFPE)

Mais informações
museusuape@ufpe.br

Date of last modification: 17/08/2022, 15:55