News News

Back

Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo lança livro-concertina “Pensar paisagem”

Intenção foi criar um material didático com linguagem acessível ao público geral, em especial os jovens

No início deste mês, o Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou no YouTube o livro-concertina “Pensar paisagem”, resultado de dois anos de investigações sobre o tema da paisagem abordado de maneira lúdica e criativa num livro-objeto, ou objeto-paisagem, em formato de concertina, instrumento da família do acordeão. A intenção foi criar um material didático com linguagem acessível ao público geral, tendo como público alvo mais especificamente os jovens do Ensino Médio e universitários. Saiba como adquirir a obra. 

“O propósito do livro é o de fomentar uma educação paisagística e patrimonial, sensibilizando para a paisagem e estimulando uma consciência de paisagem. Nas dobras da concertina, os leitores vão encontrar temas como arte, natureza, espaço público, território, patrimônio, espírito do lugar, entre outros, sempre abordados numa interseção com a noção de paisagem e necessariamente articulados entre si. Além disso, em cada dobra os leitores são estimulados a se perceberem como parte da paisagem, e não apenas como observadores, e a perceberem as paisagens que existem dentro de si para além das que compartilham fisicamente em sociedade”, explica a professora Mirela Duarte, do DAU.

A inspiração para o início desse projeto veio dos “cadernos de bordo” elaborados pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE como exercício final da disciplina eletiva de “Tópicos Especiais em Teoria da Arquitetura do Urbanismo e do Paisagismo III” que trata da teoria de paisagem. Desde 2013, a disciplina vem sendo ministrada alternadamente pelas professoras Julieta Leite, Lúcia Veras e Mirela Duarte. A metodologia utilizada estimula os estudantes a registrarem suas experiências sensíveis de paisagem nos cadernos como síntese de um pensamento de paisagem – abordado nos textos debatidos em sala de aula, associado a um sentimento de paisagem – próprio de cada um, mas com semelhanças porque o sentimento de paisagem também se constrói em vivências compartilhadas pelos grupos sociais.

Foi dessa experiência de ensino que se desenrolou a pesquisa que dá corpo ao livro-concertina. E é disso que trata a comunicação apresentada em formato de vídeo no “III Encuentro de Enseñanza e Investigación del Paisaje: arte y ciencia del paisaje en Sudamérica”, promovido pelo Instituto del Paisaje da Facultad de Arquitectura da Universidad Católica de Córdoba (UCC), que recebeu o prêmio de “Melhor comunicação em conhecimento, qualidade e desenho de conteúdos” na categoria “Experiências de ensino e investigação” tendo concorrido com trabalhos de vários países da América do Sul.

O livro-concertina é resultado de um trabalho conjunto dos pesquisadores do Laboratório da Paisagem e contou com as contribuições dos professores da UFPE Ana Rita Sá Carneiro, Joelmir Marques da Silva, Lúcia Maria de S. C. Veras, Mirela Duarte e Onilda Gomes Bezerra, além das pesquisadoras Luisa Acioli dos Santos e Lahys Barros. A produção visual contou com a colaboração do pesquisador Wilson de Barros Feitosa Júnior e de Luiza Graciano Magalhães. A coordenação do projeto e organização do livro ficou a cargo de Mirela Duarte e Luisa Acioli dos Santos. O livro está disponível nas versões em português e em inglês e contou com o apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) na impressão e montagem dos exemplares.

Mais informações
Livro-concertina “Pensar paisagem”

concertina.paisagem@gmail.com

Date of last modification: 13/09/2021, 13:27