News News

Back

Giro Nordeste recebe hoje (10) o cineasta Renato Barbieri para falar sobre o filme Pureza

Temáticas sociais como a escravidão contemporânea e a realização fílmica no país estão na roda de conversas do programa exibido pela TVU (canal 11.1) às 20h30

O Giro Nordeste, exibido na TVU (canal 11.1), hoje às 20h30, traz o cineasta Renato Barbieri para falar sobre o longa-metragem “Pureza”. Gravado em 2018 e lançado recentemente, o filme é inspirado na história real de uma mãe maranhense que, durante três anos, enfrenta diversos perigos em busca do filho, resgatado do trabalho escravo contemporâneo na década de 1990. A verdadeira maranhense Pureza Lopes Loyola foi agraciada em Londres, em 1997, com o Prêmio Antiescravidão, concedido pela mais antiga organização abolicionista do mundo em atividade: a Anti-Slavery International.

Sobre o porquê de ter feito a película, Barbieri menciona o que se aprende em aulas de história: “Pra muitos brasileiros e brasileiras, a escravidão acabou em 13 de maio de 1888 e o fato é que o Brasil nunca deixou de ser um país de cativos. A escravidão contemporânea começou no dia 14 de maio, no dia seguinte”. E completa: “A gente fez um filme para mostrar pra sociedade brasileira o que acontece no interior do Brasil, na Amazônia profunda, no Brasil profundo, pras pessoas se darem conta de que existe uma barbárie. De fato a escravidão é uma barbárie, é um crime que deveria ter terminado lá naquele ano de 1888 e ele continua”.

De acordo com o realizador, além da ficção “Pureza”, está previsto o lançamento do documentário Servidão para o segundo semestre, ambos tratam da escravidão moderna no Brasil. Documentarista desde 1985, é a segunda incursão de Renato Barbieri na ficção, mas o diretor faz questão de frisar que “é um filme todo baseado em pesquisa, não tem fantasia. Não tem nenhuma cena que é fantasiosa”. Ele relembra que a pesquisa do filme demorou anos para ser feita e contou com a colaboração de consultores, pesquisadores, auditores fiscais e procuradores do trabalho, entre outros envolvidos.

Já quanto à produção da obra, o cineasta é enfático sobre a importância do apoio governamental: “O Pureza existe porque existiram políticas públicas de apoio ao cinema. Se não tivesse as políticas públicas da Ancine, a gente não teria condições de fazer Pureza, que é um filme de envergadura, um filme de ficção, com sete semanas de filmagem. Então é um filme que demanda recursos”. Na entrevista, Barbieri também comenta sobre a luta desigual com a indústria cinematográfica de Hollywood na exibição de filmes nacionais em salas de cinema Brasil adentro.

Produzido pela TVE Bahia e exibido às sextas-feiras na TVU (canal 11.1), às 20h30, o programa Giro Nordeste conta com a colaboração remota de jornalistas de emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Date of last modification: 10/06/2022, 14:55