News News

Back

Festival de filmes das ciências antropológicas e etnológicas aborda oficinas criativas e criação de vídeos participativos

Professor Renato Athias vai participar de debate no RAI Film Festival

Nesta quarta-feira (24), o professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), ambos da UFPE, vai participar do RAI Film Festival, um tradicional festival de cinema promovido pelo Instituto Real de Antropologia da Grã-Bretanha e Irlanda (RAI). Athias estará no debate proposto no filme “As Palavras Encantadas dos Hupd’äh da Amazônia – Mestres de Saberes”, cuja narração é sua, que está inserido no painel 25: “Entre a construção de teoria acadêmica e o engajamento social: discutindo oficinas criativas e criação de vídeos participativos”.

O debate, segundo o professor, abordará projeto colaborativo entre um antropólogo, uma cineasta e uma especialista em arquivos para documentário sobre um grupo indígena ameaçado na Amazônia brasileira. “Uma atenção particular foi dada às informações etnográficas, narrativas cosmológicas e conhecimentos tradicionais”, afirma.

O filme “As Palavras Encantadas dos Hupd’äh da Amazônia – Mestres de Saberes narrados por Renato Athias” foi lançado em 2020, em Paris, produzido pela diretora franco-iraniana Mina Rad da produtora “World Cultural Diversity” em parceria com o Laboratório de Antropologia Visual (LAV) do PPGA/UFPE, com a utilização dos arquivos etnográficos, filmes, fotografias, cadernos de campo, que se encontram hoje digitalizados pela Universidade do Texas nos Arquivos de Línguas Indígenas da América Latina, AILLA (campus de Austin). O filme, em versão brasileira, está disponível aqui. 

Date of last modification: 23/03/2021, 07:34