News News

Back

Espaço Farmácia Viva do Centro Acadêmico de Vitória articula intercâmbio entre projetos de fitoterapia em Pernambuco

Coordenação é do professor René Duarte Martins

Equipe do Programa de Fitoterapia – Farmácia Viva do município da Vitória de Santo Antão realizou, na sexta-feira (16), visita técnica ao projeto de Arranjos Produtivos Locais em Plantas Medicinais e Fitoterapia do município de Brejo da Madre de Deus. A visita foi articulada pelo coordenador do Espaço Farmácia Viva do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, professor René Duarte Martins, que desenvolve ações de extensão na área de plantas medicinais desde o ano de 2009 e conta com um horto didático sediado no centro. O projeto da UFPE garante apoio para o desenvolvimento do Programa Farmácia Viva em Vitória de Santo Antão, assim como atua no acompanhamento da implementação, de forma avaliativa.

Foto: Divulgação

Equipes trocam experiências sobre os programas

Na ocasião da visita, a equipe visitou a Farmácia Viva Alipio Magalhaes Porto e foi recebida pela farmacêutica Eliane Barreto, que oportunizou a vivência no Horto de Plantas Medicinais, espaço de produção de espécies medicinais popularmente conhecidas como Colônia, Mastruz, Atipim, Insulina, Pata de Vaca, Falso Boldo, Artemísia, Mulungu, dentre outras. Também foi realizada visita ao laboratório de manipulação de fitoterápicos, com orientações sobre a infraestrutura, fluxos e dinâmica de produção.

O programa Farmácia Viva de Vitória de Santo Antão foi criado a partir de aprovação no Edital SCTIE/MS Nº 1, que trata da Assistência Farmacêutica em Fitoterapia, recebendo um montante de recursos no valor de R$ 358.923,52 para implantação do programa que objetiva produzir plantas medicinais e desenvolver a cadeia produtiva de fitoterapia no município.

Date of last modification: 19/12/2022, 11:24