News News

Back

Equipe técnico-pedagógica da Proexc apresenta trabalhos sobre Paulo Freire e extensão na UFPE em evento internacional

Evento está sendo realizado on-line e na UFRJ e na University of Cambridge

A equipe técnico-pedagógica (ETP) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, representada pelos técnicos em Assuntos Educacionais Juliene Gomes Brasileiro, Lúcio Enrico Vieira Attia e Rafaella Correia e Silva Travassos apresentou dois trabalhos “Reflexões sobre a centralidade da ação extensionista a partir da dialogicidade freiriana” e “Encontro de Boas Práticas em Extensão Universitária: aplicando os 5 is - Reflexões iniciais acerca da elaboração do evento”, na sala de debates sobre Extensão e educação popular da II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade. 

O evento é realizado desde segunda-feira (17) até hoje (21), pelo Cambridge Latin American Research in Education Collective (Clarec) e Universidade Emancipa. Trata-se de uma iniciativa internacional, multicultural e interdisciplinar, organizada por pessoas pertencentes a diversas instituições acadêmicas e movimentos sociais, e que tem como principal objetivo promover encontros de estudantes, cursistas, professores, educadores populares e pesquisadores de qualquer parte do mundo interessados em dialogar, difundir e produzir novas ideias e práticas da educação popular a partir dos pensamentos de Paulo Freire. A conferência tem sido realizada de forma presencial, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na University of Cambridge, e on-line.

A equipe da Proexc destaca que os trabalhos são fruto das ações e reflexões realizadas nas várias atividades desenvolvidas junto à comunidade acadêmica, durante o processo de implementação da curricularização da extensão.

No primeiro trabalho, foi feita uma análise com base em Paulo Freire e nas normativas sobre extensão vigentes, a fim de demonstrar a dupla centralidade nas ações de extensão, manifestada na formação do discente em diálogo com os outros setores da sociedade. O segundo trabalho trouxe uma experiência formativa protagonizada pelos próprios extensionistas da UFPE.

De acordo com Juliene Gomes Brasileiro, a conferência cumpre um papel fundamental na extensão universitária. “É de suma importância e um grande prazer para nós que fazemos a Proexc participar de eventos sobre a extensão universitária, em especial por sermos a ‘Universidade de Paulo Freire’, nascedouro da Secretaria de Extensão Cultural. E nos enriquece pessoal e profissionalmente conhecer o fazer extensionista das diversas instituições, bem como ao retornar o olhar para a nossa instituição perceber os pontos em que estamos solidamente estabelecidos, onde estamos caminhando junto e o que precisamos aprender. Essa troca enriquece o processo e as pessoas”, ressalta ela.

Date of last modification: 21/10/2022, 11:57