News News

Back

Equipe da UFPE está na final da Maratona Oceanográfica de Inovação

O evento está sendo organizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano) em parceria com o Plano ABCD

Uma equipe formada por sete alunos do curso de graduação em Oceanografia classificou-se para a final da 1ª Maratona Oceanográfica de Inovação – um evento imersivo de educação empreendedora realizado 100% on-line entre os cursos de Oceanografia de todo o Brasil. A primeira fase do evento foi realizada no último final de semana (19 a 21 deste mês), quando as equipes participantes identificaram e validaram um problema real da sociedade, construíram e validaram uma solução para esse problema, estruturaram um plano de negócio para o empreendimento e elaboraram um pitch (vídeo) para apresentar os aspectos relevantes da proposta empreendedora. Nesta fase, as equipes foram supervisionadas por um professor tutor de sua universidade e orientadas por mentores vinculados ao mercado de trabalho.

O evento está sendo organizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano) em parceria com o Plano ABCD, empresa especializada na organização de maratonas de inovação. Um total de 15 equipes está participando do evento, sendo que as oito melhores foram selecionadas para a grande final que será realizada amanhã (27) a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da Aoceano no YouTube. Os finalistas serão avaliados por uma banca formada por sete jurados que são profissionais reconhecidos no mercado de trabalho das ciências do mar. Neste dia, os pitches das equipes finalistas serão apresentados ao vivo e os alunos terão que responder três perguntas feitas pelos jurados.

A equipe da UFPE propôs o aplicativo “Clique e Recicle”, um dispositivo para conectar pessoas que geram resíduos recicláveis (toda a sociedade) com microempreendedores que reciclam ou reutilizam esses resíduos. A iniciativa visa conscientizar a sociedade, gerar renda e aumentar o percentual de reciclagem de resíduos sólidos no Brasil, que recicla apenas 4% de todo o lixo gerado pela sociedade e, com isso, deixa de ganhar até 14 bilhões de reais anualmente. 

A equipe, denominada “Nosso Escritório é na Praia”, é formada pelos seguintes alunos (em ordem alfabética): Ana Maria Teixeira da Silva, Eduardo José Araújo Correia Lima, Emmanoel Antonio Almeida Cavalcanti, João Arthur Barros da Silva, Lia Mara Bezerra Soares, Maria Eduarda Américo Ishimaru e Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos. O tutor da equipe é o professor Gilvan Takeshi Yogui, do Departamento de Oceanografia. O pitch da equipe pode ser visto no YouTube. 

Mais informações
Professor Gilvan Yogui

gilvan.yogui@ufpe.br 

Date of last modification: 26/11/2021, 15:58