News News

Back

Eleições e bastidores do poder pelo olhar do jornalista Kennedy Alencar no Giro Nordeste

Alencar já passou por vários veículos jornalísticos nacionais, além de realizar o documentário “Terra em Transe” (What Happened to Brazil...) para a BBC

O Giro Nordeste conversa hoje (1º) com o jornalista Kennedy Alencar sobre o cenário das eleições deste ano e os bastidores do poder. Na roda de discussão, assuntos da vez como as manifestações de artistas no festival Lollapalooza e a imagem política do Brasil no exterior são esmiuçados pelo convidado. O programa é exibido toda sexta-feira na TVU (canal 11.1) às 20h30.

Especialista em política e economia, Kennedy enfatiza que existe um fenômeno mundial de enfraquecimento das democracias que propicia que um setor da sociedade extremista use a própria democracia para enfraquecer esse regime político. “Acompanhei em 2020 a eleição americana e vi como Trump mentia e repetia as mentiras, e ele teve uma votação maior que em 2016”, afirma. Alencar já passou por vários veículos jornalísticos nacionais, além de realizar o documentário “Terra em Transe” (What Happened to Brazil...) para a BBC

O jornalista, que esteve nos Estados Unidos há menos de um mês como palestrante, comenta que o país norte-americano é uma nação dividida: “Há um temor de guerra civil por ter uma população hiperarmada e há uma intolerância no debate público”. Já sobre o Brasil, o jornalista diz que o Estado brasileiro é um país conservador e que o debate público está muito rebaixado, mas que “é preciso conversar com setores conservadores que querem preservar a democracia”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia, que tem como âncora o jornalista baiano Juraci Santana com o apoio de colegas de emissoras públicas de televisão e rádio de todo o Nordeste. Nesta edição, o comunicador da UFPE Josimar Parahyba é um dos entrevistadores da bancada virtual. 

Date of last modification: 01/04/2022, 17:08