News News

Back

Departamento de Enfermagem comemora 70 anos nesta sexta (11)

Evento será transmitido pelo canal oficial da UFPE no YouTube a partir das 14h

O Departamento de Enfermagem da UFPE celebra, nesta sexta-feira (11), os 70 anos de sua criação. O evento “Departamento de Enfermagem da UFPE: 70 anos formando enfermeiros para a sociedade” é on-line, aberto ao público e transmitido, a partir das 14h, pelo canal oficial da UFPE no YouTube. 

 

Foto: Repositório UFPE

Na foto de 1971, alunas acompanham aulas do curso

A comemoração tem participação do reitor Alfredo Gomes, da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Vânia Pinheiro Ramos, e da chefe do departamento, professora Gabriela Cunha Schechtman Sette. A palestra “70 anos do Departamento de Enfermagem: um breve histórico” integra a programação, que também conta com um momento de homenagem ao departamento, apresentação cultural e vídeo comemorativo. 

Gabriela Cunha Schechtman Sette explica que “o departamento, por meio dos ensinamentos técnico-científicos, prepara, habilita e capacita o profissional para atender integralmente o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a clientela dos diversos setores privados da saúde, na prestação do serviço, na resolução de problemas e na tomada de decisão, de forma segura, eficiente e eficaz”. As professoras e professores do departamento atuam na formação profissional da graduação e na pós-graduação: mestrado e doutorado acadêmicos, especialização presencial e a distância e residências.

A professora destaca também a relevância da celebração: “Além de resgatar as memórias afetivas, esse evento tem o papel de reconhecer a importância da formação acadêmica e profissional de enfermeiras e enfermeiros que cuidam de forma humanizada da sociedade e trabalham nas diversas áreas do conhecimento da enfermagem, com foco na assistência, na gestão e na educação em saúde”. 

As atividades da Escola de Enfermagem do Recife se iniciaram em 1950 conduzidas pelas então diretoras Cecília Maria Domenica Sanioto Di Lascio e Margareth Elizabeth Mein. A escola foi integrada à UFPE e transformada em estabelecimento federal de ensino em 1961. O departamento hoje tem o bacharelado em Enfermagem, que oferece 80 vagas, anualmente – 40 na 1ª entrada e 40 na 2ª entrada.

Mais informações
Departamento de Enfermagem

enfermagem.ccs@ufpe.br

Date of last modification: 09/09/2020, 18:15