News News

Back

Cine UFPE recebe 3ª edição da Semana do Audiovisual Negro na quinta (7) e sexta-feira (8)

Festival é realizado de 5 a 12 deste mês no Recife, Olinda e Afogados da Ingazeira

O Cine UFPE integra a programação da 3ª edição da Semana do Audiovisual Negro, que será realizada de 5 a 12 deste mês no Recife, Olinda e Afogados da Ingazeira. Na UFPE, as exibições acontecem na quinta (7) e sexta-feira (8), com filmes com classificação indicativa livre para todas as faixas etárias e sessão com acessibilidade. Confira a programação abaixo. 

A Semana do Audiovisual Negro é o primeiro festival pernambucano a exibir, em caráter competitivo, realizações de pessoas negras, indígenas e amarelas. O objetivo principal é entrelaçar ainda mais essas produções que conversam entre si através das temáticas que a vivência das pessoas não brancas envolve. O evento teve a primeira edição em 2019 e a segunda em 2021, de forma on-line.

Quinta-feira (7)

14h30 - Sessão C (Tempo total: 40’50’’)

Eu sou Raiz
Cíntia Lima e Lílian de Alcântara
PE / 2021 / 7’
Acompanha a vida da mestra quilombola Maria José Gomes dos Santos (Mariinha), que há mais de 40 anos se dedica às atividades culturais da comunidade, demarcando o protagonismo feminino negro. Mestra Mariinha é articuladora cultural, agricultora, parteira, benzedeira e coordenadora do grupo de Reisado do Quilombo Mata de São José, Orocó, Sertão de Pernambuco.

A Poesia do Despercebido
Ana Luiza Yoneda
PE / 2021 / 18’ 34”
Neste convite em forma de filme ensaio, A Poesia do Despercebido vagueia por três conceitos presentes na cultura japonesa (Wabi sabi, Mono no aware e Kintsugi), questionando nossa relação com a existência e o material, ao passo que convida o espectador a olhar o mundo com mais sensibilidade para notar o que passa despercebido pelos nossos olhos.

Utopia
Rayane Penha
AP / 2021 / 15’ 16”
A busca de uma filha por histórias vividas pelo pai garimpeiro que faleceu no garimpo. Arquivos sobre esse pai, fotos, vídeos e cartas que ele escrevia para a família relatando a vivência e as dificuldades do garimpo. O documentário procura humanizar homens que dedicam suas vidas à terra, mais do que um registro o filme vem mostrar um relato íntimo e poético sobre a vida desses garimpeiros.

Ethxô Nadudya
Thul’sê Audiovisual
PE / 2021 / 11’
Desde o surgimento do coronavírus, o povo Fulni-ô vem acompanhando as notificações dadas principalmente pelo jornal televisivo e pela internet. Acreditava-se que seria impossível o vírus chegar ao Brasil, mas chegou, impactando toda forma de convivência na aldeia e com isso surgindo novas estratégias para tentar seguir as orientações dadas pela OMS.

15h30 - Masterclass: Nossas narrativas com Cíntia Lima

Cíntia Lima é diretora, roteirista, diretora de arte e atriz da cidade de Carpina . Oriunda das artes visuais, seus filmes estiveram presentes tanto em exposições de arte como mostras e festivais de cinema. A pernambucana é idealizadora e professora da formação em roteiro “Nossas Narrativas”, integra o Observatório Latino Americano de Realizadoras (Olar) e coletivo Negritude do Audiovisual PE.

17h30 - Maputo Nakunzandza
Ariadine Zampaulo
RJ-SP / 2021 / 60’
Amanhece na capital de Moçambique. Jovens saem de uma festa e nos quintais senhoras iniciam o dia. Um homem corre, uma mulher chega de viagem, um turista passeia, um trabalhador apanha o transporte público e a rádio Maputo Nakuzandza anuncia o desaparecimento de uma noiva.

19h30 - Sessão D (Tempo total: 30’45’’)

Dádiva
Evelyn Santos
SP / 2020 / 6 min
Dádiva, ato ou efeitos de dar espontaneamente algo de muito valor a alguém. Um presente Imerecido. O olhar e leveza de uma criança em tempos de Isolamento.

Severina Baracho: Realeza da Ciranda
Rayanne Layssa
PE / 2022 / 5’
Severina Baracho, uma das vozes mais importantes da ciranda pernambucana canta e conta sua história.

Quintal Verde
Felipe dos Santos
PE / 2021 / 9’
Decretada a obrigatoriedade do isolamento social, Severina (Bia), uma matriarca de 76 anos, buscará refúgio em seu quintal, o Quintal Verde.

Olhos de Erê
Luan Manzo
MG / 2020 / 10’ 45”
Luan Manzo tem seis anos e é bisneto da matriarca Mametu Muiande do quilombo Manzo N’gunzo Kaiango, um dos quilombos reconhecidos pela cidade de Belo Horizonte. Fundado em 1970 por um preto velho, pai Benedito, Manzo é palácio de rei, governado por uma rainha. Ali germinam sementes e crianças, num processo educativo - a afrobetização - que afirma a organização, o coletivo, a ancestralidade e a circularidade do povo negro. As crianças no quilombo crescem sabendo-se respeitadas, e por isso Luan mostra toda sua segurança e conhecimento percorrendo o espaço sagrado e descrevendo-o a nós, com rigor e frescor infantil. É ele quem, com um celular em mãos, propõe este filme.

Sexta-feira (8)

14h30 - Sessão A (Tempo total: 45’16’’)

Forrando a Vastidão
Higor Gomes
MG / 2021 / 15’ 27’’
Lia se prepara para o futuro. Seja lá qual for.

Poeira
Alisson Severino
CE / 2021 / 9’ 44’’
Três histórias de saudade e medo enquanto a cidade dorme.

Cidade entre Rios
Leonardo Mendes e Weslley Oliveira
PI / 2021 / 20’ 15”
Uma busca por memórias perdidas no tempo. Um jovem pescador urbano, filho de uma geração de pescadores, mergulha numa experiência imersiva através das águas turvas dos rios que cortam a região da fronteira entre o Piauí e o Maranhão.

Sessão B (Tempo total: 34’11’’)

Gestos de Proteção
Larissa Dardania
MG / 2021 / 4’
Proteção não é só o escudo visível que nos cobre, muito menos a ação motora dos homens que diz nos proteger, mas permear os espaços do ser, de se reconhecer. Processo que exige autoconhecimento, cautela, corpo e presença; o alinhamento da alma, da mente do corpo e do descanso.

Via Láctea
Thiago Almasy
BA / 2021 / 27’ 11”
Infiltrado no litoral do Brasil, um grupo de alienígenas tem seu plano de dominação planetária interrompido pela chegada da covid-19.

Fartura
Kulumym-Açu
CE / 2020 / 3’
Quarta videoarte da série “Manguesertão”, deslocamentos entre a Foz do Rio Siará e a bacia do Rio Acaraú sobralense", Fartura é a boca que mastiga o ciclo das águas no interior do Ceará.

17h30 - Sessão Acessibilidade (todos os filmes com LSE) (Tempo total: 62’53’’)

Forrando a Vastidão
Higor Gomes
MG / 2021 / 15’ 27’’
Lia se prepara para o futuro. Seja lá qual for.

Cidade entre Rios
Leonardo Mendes e Weslley Oliveira
PI / 2021 / 20’ 15”
Uma busca por memórias perdidas no tempo. Um jovem pescador urbano, filho de uma geração de pescadores, mergulha numa experiência imersiva através das águas turvas dos rios que cortam a região da fronteira entre o Piauí e o Maranhão.

Via Láctea
Thiago Almasy
BA / 2021 / 27’ 11”
Infiltrado no litoral do Brasil, um grupo de alienígenas tem seu plano de dominação planetária interrompido pela chegada da covid-19.

Date of last modification: 01/04/2022, 17:52