News News

Back

Centro Acadêmico de Vitória da UFPE adquire gerador com autonomia de oito horas

O gerador atenderá prioritariamente os blocos B e C do CAV, onde há salas de aulas, laboratórios, equipamentos de pesquisa e pós-graduação, gabinetes de professores e auditório

O Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, recebeu, na última terça-feira (16), um gerador automático com autonomia de oito horas, que cobrirá 80% da estrutura instalada do centro e praticamente a totalidade dos laboratórios acadêmicos. O equipamento, primeiro do CAV, beneficiará toda a comunidade acadêmica do centro nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além das administrativas e de atendimento ao público, reduzindo perdas e prejuízos causados por possíveis quedas de energia elétrica no local.

Com capacidade de 400 kVA - 380/220V, o gerador atenderá prioritariamente os blocos B e C do CAV, onde estão alocados salas de aulas, laboratórios, equipamentos de pesquisa e pós-graduação, gabinetes de professores e auditório. “O CAV sofre há anos com constantes faltas de energia, o que danifica equipamentos essenciais em atividades de pesquisa, tais como os ultrafreezers -80°C. O gerador é um sonho de toda a comunidade acadêmica e representa um esforço coletivo de docentes, técnicos, discentes e terceirizados para viabilizar a aquisição e alocação do equipamento”, afirma o diretor do CAV, José Antônio dos Santos. A instalação do gerador está prevista para ocorrer até o fim deste mês, bem como os testes iniciais de controle e potência.

O investimento é da ordem de R$ 486.310,00, com recursos oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep-MCTI) - Convênio nº 32/13 Fade/UFPE/Finep. O processo interno para aquisição do gerador contou com o apoio da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e a colaboração da pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro (professora do curso de Nutrição do CAV), do professor João Henrique da Costa Silva (vinculado aos cursos de Educação Física do CAV), da técnica administrativa Michelle Rose de Oliveira Silva (coordenadora administrativa dos Laboratórios do CAV), de Jonas Cabral (coordenador do CIFC do CAV), além de outros professores e técnicos que participaram da criação do projeto inicial submetido à Finep.

Date of last modification: 19/07/2024, 15:12