News News

Back

Candidatos aprovados no Sisu UFPE 2021 devem ficar atentos ao cronograma de matrícula

Estudantes devem enviar os documentos para a pré-matrícula, de forma remota, na próxima semana, entre a terça (20) e a quinta-feira (22)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (16) o resultado do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. A consulta pode ser feita no site do Sisu MEC 2021. Os candidatos aprovados para ocupar uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) devem enviar os documentos para a pré-matrícula, de forma remota, na próxima semana, entre a terça (20) e a quinta-feira (22), de acordo com o cronograma do edital publicado no site Sisu UFPE 2021.

A coordenadora de Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Cláudia Lucas, ressalta que os aprovados devem ficar de olho no e-mail cadastrado durante a inscrição no Sisu, inclusive na pasta de lixo eletrônico. “Como este ano vamos receber os documentos de forma remota, os candidatos irão receber uma mensagem com o link de acesso à plataforma para que possam fazer o envio dos documentos”, explica. A mensagem será enviada na próxima segunda-feira (19).

A matrícula acadêmica será efetuada automaticamente em todas as disciplinas obrigatórias do primeiro período de cada curso de graduação. No período de correção e modificação de matrícula, o aluno poderá solicitar a inclusão de novos componentes curriculares. O acesso só será disponibilizado no início das aulas. Os ingressantes não poderão trancar o primeiro ano de vínculo e estão obrigados a permanecer matriculados em, pelo menos, um componente curricular durante todo o primeiro ano de vínculo.

Todos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos dos três campi (Recife, Vitória e Agreste, em Caruaru) que forem selecionados na chamada regular deverão, obrigatoriamente, submeter seu vídeo e documentos digitalizados para validação pelas Comissões de Heteroidentificação. As pessoas com deficiência (PcD) também devem enviar sua documentação. O resultado das comissões está previsto para a próxima sexta-feira (23). Mais informações podem ser encontradas no edital. 

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da primeira chamada serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo Sisu MEC 2021. Para constar da lista de espera, o candidato deverá obrigatoriamente confirmar o interesse pela vaga de hoje (16) até a próxima sexta-feira (23). O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

A publicação do edital da primeira convocação e lista nominal dos convocados da lista de espera será de 4 a 7 de maio, no site Sisu UFPE 2021. Será publicado o edital dos procedimentos para envio dos documentos e da lista nominal dos candidatos convocados, a partir da lista de espera do Sisu MEC 2021, para confirmar a intenção de ocupar uma vaga na UFPE. O envio de documentos será de 11 a 14 de maio e a divulgação dos classificados acontece até o dia 24 de maio.

CALENDÁRIO ACADÊMICO – O início das aulas do primeiro semestre está previsto para 20 de setembro de 2021 e o início das aulas do segundo semestre, para 31 de janeiro de 2022, devido às alterações no calendário acadêmico causadas pela pandemia da Covid-19. Alunos classificados na segunda entrada poderão ser remanejados para a primeira entrada até o início da quarta semana de aula do primeiro semestre letivo. É preciso ficar sempre atento ao site Sisu UFPE 2021.

VAGAS – A UFPE ofertou 6.972 vagas em 104 cursos por meio do Sisu, sendo 3.480 vagas para ampla concorrência e 3.492 vagas destinadas para a Lei de Cotas, distribuídas nos campi Recife (5.522), Caruaru (1.020) e Vitória de Santo Antão (430). Os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música – Licenciatura, Dança – Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Licenciatura não participaram deste processo seletivo, pois são ser regidos por resolução específica.

DOCUMENTOS Os estudantes que estiverem enfrentando dificuldade em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio e o histórico escolar podem enviar uma declaração provisória emitida pela escola. O documento deve conter o nome da escola ou escolas nas quais o aluno cursou o Ensino Médio, especificando se a instituição de ensino é pública ou privada. A Prograd ressalta que, nesse caso, o estudante deve se comprometer a encaminhar os documentos definitivos em até 90 dias.

Mais informações
Sisu UFPE

sisu@ufpe.br

Atualizada em 20/04/2021

Date of last modification: 23/04/2021, 15:46