News News

Back

Alunos do CIn ganham competição de sistemas embarcados IoT Student Contest 2022

Protótipo desenvolvido pela equipe monitora pontos de alagamento

Os estudantes Rebecca Lima, Vinícius Novaes, Maria Luísa Santos, Maria Clara Acruchi, Tales Cunha, Andresa Almeida e Maria Vitória Muniz, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, são os vencedores do IoT Student Contest, sob orientação da professora Edna Barros, do CIn.

A competição, promovida pela parceria entre Cesar, SBMicro, Smart Modular Technologies, ST Microelectronics e IEEE CASS-RS, destina-se a alunos de graduação e ensino técnico, com o objetivo propiciar a oportunidade de desenvolvimento de sistemas inteligentes e inovadores para a evolução deste segmento de Internet das Coisas no Brasil.

A competição foi dividida em duas etapas. Na primeira, realizada durante a EMicro/SIM 2022, em maio, a proposta do grupo foi avaliada e aprovada. A equipe recebeu uma placa de desenvolvimento da empresa Smart Modular Technologies para desenvolver o protótipo idealizado e uma inscrição gratuita para o apresentador do protótipo no evento virtual Chip in the Minuano 2022.

Na segunda fase, realizada de 22 a 26 de agosto, os alunos do CIn apresentaram o protótipo funcional de um sistema de detecção de alagamentos, baseado na placa de desenvolvimento, que foi avaliado e alcançou o 1º lugar.

O projeto, intitulado Mesu: Sistema Inteligente de Monitoramento de Alagamentos, é um sistema que mapeia pontos estratégicos de possíveis alagamentos, informando em tempo real o nível da água em cada ponto cadastrado. Uma torre de sensores de água é colocada para detectar o nível no local e as informações coletadas são enviadas via LoraWAN para a plataforma Kora. O sistema detecta o início de um alagamento, monitora o nível da água que é exibido em uma aplicação web.

Date of last modification: 08/09/2022, 14:56