News News

Back

Aluno e professor do CIn recebem menção honrosa e premiação de melhor artigo, respectivamente, na 39ª edição do SBRC

O SBRC tem três décadas de realização

Michel Sales Bonfim, doutor em computação pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE, recebeu uma menção honrosa no concurso de Teses e Dissertações do XXXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), evento anual realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC). Além disso, um artigo de coautoria do professor do CIn José Augusto Suruagy foi escolhido como o melhor trabalho da 12ª edição do Workshop de Pesquisa Experimental em Internet do Futuro (WPEIF), integrante do SBRC.

Com mais de três décadas de realização, o SBRC é o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática. A 39ª edição do simpósio aconteceu de 16 a 20 de agosto deste ano e foi realizada de forma virtual. O evento foi composto por sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, palestras, hackathons e também por um concurso de teses e dissertações.

Orientado por Stênio Fernandes e coorientado por Fred Freitas, professor convidado e professor do CIn, respectivamente, o artigo de Michel Bonfim “A solution for goal-oriented policy refinement in NFV management and orchestration systems” arrematou a segunda colocação do concurso de teses e dissertações. O trabalho faz a representação computacional de restrições para políticas de rede através de raciocínio automático.

Já no Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), um dos integrantes do painel de atrações do SBRC, o trabalho “Plano de Controle da Arquitetura NovaGenesis para um Ponto de Interconexão de Tráfego Multi-Arquitetura”, de autoria de Thiago Bueno da Silva, José A. T. Gavazza, Fabio L. Verdi, José Augusto Suruagy, Juliano Coelho, Flavio Silva e Antonio M. Alberti, foi escolhido como melhor artigo. A pesquisa introduz a arquitetura NovaGenesis ao contexto de Software Defined Networks com P4.

Date of last modification: 01/09/2021, 17:57