News News

Back

Aluna e professor de Ciência Política publicam artigo com dados inéditos sobre a diplomacia dos países emergentes

Estudo foi divulgado na revista Third World Quarterly

A aluna de graduação do curso de Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais e bolsista de Iniciação Científica da UFPE Anny Chien publicou, neste mês, artigo em uma das principais revistas estrangeiras da área de Relações Internacionais, a Third World Quarterly. O artigo “Do regional powers prioritise their regions? Comparing Brazil, South Africa and Turkey” foi escrito em coautoria com o professor Rafael Mesquita, do mesmo curso.

O Third World Quarterly é um dos periódicos de maior impacto em Relações Internacionais, sendo o 6º periódico mais citado na disciplina, de acordo com o ranking de índice-h 2015-2019 do Google Scholar. De acordo com Mesquita, o artigo compara o engajamento diplomático de África do Sul, Brasil e Turquia com suas respectivas regiões ao longo dos últimos 20 anos, a partir de dados inéditos coletados pela aluna durante sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Anny Chien contou com bolsa Pibic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o período de 2019 e 2020. Intitulado “Rising Powers Diplomatic Network”, o projeto também resultou em um pôster apresentado no 12º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política e em uma base de dados disponível publicamente on-line. A estudante também é graduada em Comércio Exterior pela Faculdade dos Guararapes.

O artigo analisa se três potências regionais tendem a dedicar mais atenção a seus vizinhos ou, em vez disso, a parceiros globais mais influentes. Na pesquisa, a comparação envolve a quantidade de atenção diplomática que o Brasil, a África do Sul e a Turquia têm dedicado às suas regiões, ou seja, América do Sul, África e região do Oriente Médio/norte da África, respectivamente. Segundo os pesquisadores, poucas comparações sistemáticas foram realizadas para verificar empiricamente essa questão.

“Com base nos dados sobre diplomacia presidencial e presença diplomática do conjunto de dados Rising Powers Diplomatic Network (RPDN), verificamos quais destinos foram priorizados por esses três países de 1995 a 2018. Os resultados indicam que a África do Sul é a potência regional mais comprometida regionalmente. A Turquia mostra o envolvimento regional menos significativo, enquanto o Brasil ocupa uma posição intermediária”, explicam no resumo do artigo.

Date of last modification: 09/04/2021, 17:19