News News

Back

Abertas inscrições para a Semana da Criatividade: compartilhando vivências em Artes Visuais

Evento acontece de 5 a 9 de julho e apresenta programação gratuita e on-line com oficinas, vivências e palestra relacionadas a processos criativos

A Semana da Criatividade: compartilhando vivências em Artes Visuais, que acontece de 5 a 9 de julho, abre inscrições a partir de hoje (1º) para uma extensa programação gratuita e on-line de oficinas, vivências e palestras relacionadas a processos criativos em Artes Visuais. O evento é uma iniciativa do Coletivo Pedramar, que tem incentivo de edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de apoio à pesquisa e ações artístico-culturais.

O Coletivo Pedramar reúne artistas, arte/educadores, pesquisadores, designers, filmmakers e fotógrafos do Recife com um objetivo em comum: pensar e produzir sobre as artes visuais. É formado pelos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPE Camila Cantil, Felipe Neves, Ingrid Borba, João Baía, Marco Cézar, Niara Mackert e Rosalvo Oliveira.

Programação

05/07 – Live de Abertura “A Imaginação e a Natureza das Coisas”, com o professor Eduardo Romero 
Eduardo Romero é professor e vice-coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da UFPE. Coordenou o Laboratório de Fotografia do Agreste (FotoLab) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e o grupo de pesquisa Symbolismum – Estudos sobre o Imaginário e Complexidade. Pesquisa as relações entre o homem e a imagem, seus desdobramentos históricos e influência na cultura e na educação, assim como a abordagem empírica do impacto das imagens técnicas e pós-industriais através da fotografia na sociedade contemporânea.

06/07 – Oficina on-line “Criaturas Fantásticas e Monstrinhos”, com Felipe Neves e Rosalvo Oliveira
Explorando a ludicidade e o universo cultural nordestino, a oficina tem o objetivo de dar instruções para a confecção de criaturas fantásticas e monstrinhos feitos com materiais de fácil acesso, com utilização de técnicas de desenho, colagem, assemblagem, modelagem e pintura. 

07/07 – Oficina on-line “Pintura de Retrato a óleo”, com João Baía 
Serão apresentados os principais materiais e bases teóricas para o desenvolvimento de uma pintura a óleo realista, com métodos tradicionais. O participante vai aprender sobre pintura “Alla prima”, a preparar paleta de cores limitada (apenas com algumas tintas selecionadas), os principais conceitos teóricos e sugestões de desenvolvimento da pintura além da primeira sessão.

08/07 – Oficina on-line “Fotografia e Narrativa na Produção do Autorretrato”, com Camila Cantil 
O grupo fará um estudo e vai desenvolver uma linguagem narrativa poética e habilidades técnicas necessárias para construção de um ou mais autorretratos, utilizando como ferramenta a câmera do celular.

09/07 – Vivência on-line “Imersão no Processo Criativo”, com Niara Mackert
Imersão em processo criativo a partir de atividades sensoriais propostas a partir de sons, elementos como água, movimentos corporais e reflexões com trechos de textos de autores como Fayga Ostrower, Gilbert Durand, John Dewey e Ana Mae Barbosa.

Mais informações
Instagram do Coletivo Pedramar
@coletivopedramar 

Date of last modification: 01/06/2021, 17:38