Articles Articles

Back

UFPE: jovem aos 70 anos

Por Anísio Brasileiro, reitor da UFPE, e Silvio Marques, presidente da comissão dos 70 anos

A partir do dia 11 de agosto a UFPE vai celebrar os 70 anos da criação da Universidade do Recife. Aproveitaremos para marcar também os 10 anos de interiorização, com a implantação dos campi de Vitória e do Agreste. Vamos propor um intenso programa de debates e de espetáculos, aberto à participação da comunidade acadêmica e do público, de modo a conectarmos, cada vez mais, saberes acadêmicos e sociais.

Bem sabemos que a história da UFPE recua no tempo, ao ano de 1946: ela descende da Faculdade de Direito do Recife (1827), da Escola de Engenharia (1895), da Escola de Farmácia (1903), da Faculdade de Medicina (1913), da Escola de Belas Artes (1932), da Faculdade de Filosofia (1940), entre outras unidades reunidas pelo talento e articulação do professor Joaquim Amazonas, ao criar a Universidade do Recife e que, em 1965, passou a se chamar UFPE.

O exemplo dos que nos antecederam repercute no que somos hoje. Quantos professores, técnicos, estudantes percorreram as salas de aula e os laboratórios da UFPE, contribuindo para melhorar a vida das pessoas através do conhecimento? Ricardo Ferreira, Manoel Correia de Andrade, Nelson Chaves, Ariano Suassuna, Naíde Teodósio, Maria Antonia McDowell, a lista é imensa.

É importante lembrar dos estudantes que lutaram por um Brasil mais digno – alguns pagando o preço da própria vida, como Demócrito de Souza Filho (assassinado em março de 1945 ao defender a democracia) ou Alcides do Nascimento Lins (filho de uma catadora de lixo aprovado em Biomedicina na UFPE, que acabou morto na porta de casa, vítima da violência urbana). São todos símbolos da grandeza da UFPE. Se agora iniciamos a celebração dos 70 anos – e daqui a 11 anos, em 2027, comemoraremos o bicentenário da Faculdade de Direito do Recife– é para reafirmar que nossa tradição nos obriga a olhar permanentemente para o futuro.

Artigo publicado no dia 3 de junho no Jornal do Commercio.
 

Date of last modification: 27/10/2016, 14:11

Nested Portlets Nested Portlets