Articles Articles

Back

A Comunicação na UFPE

Por Anísio Brasileiro, reitor da UFPE.

O pesquisador colombiano Jesús Martín­Barbero defende que "não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem comunicação". A máxima demonstra o quanto a comunicação é estratégica, incidindo sobre todos os aspectos da vida, inclusive na capacidade das instituições responderem às demandas sociais através de políticas públicas. Por isso implantamos, na UFPE, a Pró­Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), integrando, através de diretrizes institucionais claras e factíveis, um conjunto de unidades, como o Núcleo de TV e Rádios Universitárias, a Ascom ­ Assessoria de Comunicação ­, a Editora, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o Sistema de Bibliotecas e o Conecte ­ este último liderando os projetos de educação a distância, sob a coordenação da Pró­Reitoria Acadêmica.

Nesse sistema, gostaria de destacar o papel do NTVRU, composto pela TV Universitária (fundada em 1968), pela Rádio Universitária FM (de 1979) e pela Universitária AM (a nossa emissora mais antiga, de 1963). Desde 2012, o NTVRU busca se aproximar das exigências de qualidade e participação social na programação. Audiências públicas e eventos como as Semanas de Comunicação Pública trouxeram novas ideias que orientaram a criação do Comitê de Conteúdo, com a participação majoritária da sociedade civil, e que nos legou uma sugestão de Conselho Curador, a ser implantado em breve.

No dia 9 de dezembro, um novo passo foi dado com a posse do radialista José Mário Austregésilo no comando do NTVRU. Ele terá o enorme desafio de nos ajudar a requalificar os espaços do NTVRU, reativar a Rádio Universitária AM e cuidar da digitalização do sinal da TVU. O novo diretor é um nome de referência nos campos da comunicação e da cultura em Pernambuco e possui uma experiência gerencial extraordinária, o que nos permitirá avançar muito mais.

Nosso projeto de comunicação deve ser generoso e inclusivo, comprometido com a sociedade, com os estudantes, docentes e servidores da UFPE. Um projeto que permita à instituição prestar contas à sociedade das suas ações. Um projeto ousado, que possibilite ao NTVRU ser o fiel depositário da cultura, da diversidade e riqueza do povo brasileiro.

Artigo publicado no Jornal do Commercio em 23 de janeiro de 2016

 

Date of last modification: 27/10/2016, 14:11

Nested Portlets Nested Portlets